segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O rio Tietê


O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo ao litoral. Por isso,ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Em sua jornada banha 62 municípios ribeirinhos e seis sub-bacias hidrográficas,em uma das regiões mais ricas do hemisfério sul.

Em Tupi, Tietê significa "caudal volumoso". O significado histórico e o papel econômico desse rio é conferem a sua grande importância para o país.

O Tietê está diretamente ligado às conquistas territoriais, realizadas pelos Bandeirantes que desbravaram os sertões, fundando povoados e cidades ao longo de suas margens.



FONTE: http://www.rededasaguas.org.br/nucleo/rio_tiete.htm

Barra Bonita

A estância turística de Barra Bonita situa-se a 300 kilometros de São

Paulo no centro geográfico do estado. Está à margem direita do Rio Tietê já com águas limpas com peixes, animais silvestres e uma flora

ribeirinha exuberante. O Rio Tietê é o maior centro de lazer para os habitantes da cidade e turismo que atrai pessoas para o passeio pela eclusa, cruzeiros fluviais, pescaria e esportes

náuticos.

A unidade da Barra do grupo Cosan S.A. é a maior usina de açúcar e etanol do mundo em capacidade de moagem de cana.

A partir de Barra Bonita

pode-se visitar Jaú a 18 km “capital do Calçado feminino” Ibitinga a 90 km, conhecida por seus bordados, Brotas a 90km , turismo de aventura.